A RB Óticas Piraquara alerta: “É melhor prevenir do que remediar.” Esse ditado popular serve como referência para você agendar visitas ao oftalmologista.

Afinal de contas, é melhor consultar um médico regularmente para checar a saúde dos seus olhos do que esperar o surgimento de um problema — que muitas vezes pode deixar sequelas ou ser irreversível. Quer saber qual é o momento de visitar um oftalmologista? Então leia esta postagem e descubra 6 sinais:

1 - Nunca ter consultado um oftalmologista

Se você nunca foi a um oftalmologista, significa que é hora de marcar uma consulta — mesmo que você nunca tenha tido qualquer problema de visão. A primeira consulta de toda pessoa deve ser ainda quando recém-nascida, para detectar malformações congênitas. Eis a importância do teste do olhinho. Depois disso, é importante voltar ao médico ainda quando criança, antes de começar a fase escolar. Já nessa época é possível identificar a ambliopia (ou “olho preguiçoso”) e erros como a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia.

2 - Sofrer com irritação nos olhos e lacrimejamento

Esses sinais caracterizam a síndrome da visão de computador, podendo ser acompanhados ainda por olhos secos, sensibilidade à luz e sensação de olhos cansados. Apenas 2 horas na frente da tela já são suficientes para gerar esses sintomas. Então, se você sabe que não conseguirá reduzir a exposição para menos do que isso, procure um oftalmologista para descobrir o que você fazer para aliviar os sintomas.

3 - Possuir histórico de diabetes ou hipertensão

Se você tem diabetes ou hipertensão, deve ter as visitas ao oftalmologista como prioridade todos os anos. A diabetes gera um quadro de retinopatia diabética, enquanto a hipertensão causa a retinopatia hipertensiva. Ambos evoluem lentamente e aumentam a chance de outras doenças oftalmológicas — e têm a cegueira como fase final. Por isso é importante fazer o exame do fundo de olho para conferir como anda a saúde da retina.

4 - Ter mais de 50 anos

Se você tem mais de 50 anos, as suas chances de sofrer aumento na pressão do olho e de desenvolver glaucoma ou catarata são maiores. Além disso, é bem provável que você já tenha algum grau de presbiopia — ou vista cansada — e precisará de bons óculos de leitura.

5 - Perceber alterações na visão

Se surgiram manchas claras, regiões escurecidas ou imagens duplas na sua visão, é fundamental que você visite o oftalmologista o mais rápido possível! Glaucoma, descolamento de retina,degeneração da mácula e até mesmo acidentes vasculares encefálicos (os conhecidos derrames) podem explicar esses sintomas. Se você adiar a procura por um médico, pode perder a visão. E os derrames são ainda mais graves, podendo deixar sequelas motoras ou serem fatais!

6 - Notar baixa na acuidade

Se você anda com dificuldade para ler, reconhecer rostos ou entender placas de trânsito, você pode apresentar algum erro de refração. Se a visão está ruim para coisas distantes, trata-se de miopia; se o problema surge na leitura de perto, hipermetropia; se a visão não está boa nem de perto nem de longe, astigmatismo.

Mas outras doenças também podem reduzir a acuidade da visão, como o ceratocone — um afinamento da córnea — e o pterígio — um crescimento anormal de uma membrana no cantinho do olho. Só o oftalmologista é capacitado para realizar o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para o seu caso.