Lente polarizada? O que é isso?


As lentes polarizadas são as únicas que reduzem o brilho e proporcionam proteção contra os raios ultravioleta sem alterar a cor do ambiente. A vantagem desse tipo de lente é que ela elimina o desconforto da visão ofuscada, a imagem fica mais nítida e as coras mais naturais.

 

Principais benefícios do uso do óculos de sol polarizado

Os 7 benefícios do uso de óculos de sol polarizado para a saúde são:

  • Proteger os olhos dos efeitos nocivos do sol, sendo um ótimo complemento da proteção solar usada na pele;
  • Evitar o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas ao redor dos olhos e testa;
  • Diminuir o risco de catarata e de outras doenças oculares;
  • Maior conforto visual ao andar ao ar livre;
  • Diminuir o brilho e da luz;
  • Melhorar a nitidez;
  • Diminuir o embaçamento e aumentar a percepção das cores.


Apesar de serem indicadas para usar em todas as situações ela é especialmente indicada para usar na praia, para dirigir e praticar esportes aquáticos ou na neve, onde o sol incide forte causando maior desconforto nos olhos.

Os óculos de sol de boa qualidade custam mais caro, mas contém filtros especiais que impedem a passagem dos raios solares, protegendo e garantindo a saúde dos olhos. Veja na tabela a seguir a importância destes 4 filtros nos óculos de sol:

  Protege as estruturas Ajudam a evitam as doenças
UVA Cristalino Catarata 
UVB Córnea e
cristalino 
Inflamação e opacidade da
córnea córnea;
Catarata 
UVC Córnea Inflamação e opacidade da
córnea córnea
Polarizada Todo o olho Degeneração macular, catarata

 

Existem no mercado vários modelos para todos os tipos de rosto. Alguns podem inclusive ser feitos à medida com o grau que o indivíduo necessita, podendo substituir o uso do óculos de grau comum nos dias ensolarados.

Os óculos de sol mais baratos não protegem os olhos do sol, por não terem os filtros necessários, e podem ser causadores de doenças oculares, porque quanto mais escura a lente, maior a dilatação da pupila e consequentemente maior a exposição aos raios solares nocivos. No entanto, a grande maioria das marcas vendidas no Brasil possuem bons filtros, com excessão dos óculos de sol pirateados e vendidos no camelô, por exemplo.

Para garantir a proteção solar total, além do uso do filtro solar para o corpo e para o rosto, é recomendado também o uso diário de um bom óculos de sol, com filtros UVA, UVB e UVC ou ainda um óculos de sol com uma lente polarizada. Uma outra opção é tomar uma bebida que é na verdade um protetor solar, que protege a pele e os olhos.

Entre em contato com a RB Óticas Piraquara, teremos o maior prazer em atende-lo!